A avaliação docente do programa BioEscola – Projeto de Educação Ambiental de longo termo do Município de Lousada

PEDRO SÁ, MADALENA TEIXEIRA, ANA PEREIRA, MARIANA CARDOSO, SOFIA BARROS, MANUEL NUNES, JOÃO GUERRA, LUÍSA SCHMIDT

A educação ambiental é uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios ecológicos globais, promovendo a consciencialização e a adoção de práticas sustentáveis. Globalmente, as escolas desempenham um papel crucial nesta missão, atuando como espaços-chave para o desenvolvimento da literacia ambiental. Em Portugal, a educação ambiental inclui estratégias nacionais que alinham os currículos escolares com os objetivos de sustentabilidade. O programa BioEscola, implementado no Município de Lousada em 2017, promove a educação ambiental e a literacia científica nas escolas, desde o ensino pré-escolar até ao secundário. Integra atividades ambientais no currículo escolar, oferecendo oficinas práticas e interdisciplinares, que visam sensibilizar a comunidade escolar para questões ecológicas e incentivar a adoção de boas práticas ambientais. A estratégia a longo prazo centra-se no envolvimento contínuo das escolas na proteção e conservação da natureza e biodiversidade local, visando fomentar a literacia científica e o compromisso ativo da comunidade educativa para com o Ambiente. Para avaliar o impacto do programa, foram aplicados questionários aos docentes, com o objetivo de identificar correlações entre a participação no BioEscola e o aumento da consciência ambiental dos alunos. Este processo permitirá tirar ilações sobre a eficácia do programa na mudança de atitudes face ao ambiente, reforçando a sua relevância como modelo de educação ambiental, com potencial de replicação a nível nacional.

 

 

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